segunda-feira, 20 de julho de 2009

E amigo tem dia?




Definitivamente somos seres contraditórios.
Depois de enviar alguns emails comemorativos pelo Dia do Amigo, questionei a mim mesmo: "Pera lá, e amigo lá tem dia e hora certos?"
Pois é. Assim como mães, pais, crianças, avós, padres, médicos e demais profissões, amigos simplesmente são ou não são, o tempo inteiro, não só num dia específico, criado comercialmente para aquecer mercados em crise pelo mundo afora.
Não deveria ser preciso um dia específico para presentear ou pabenizar um pai, uma mãe ou um filho. Não deveria também ser preciso um dia para se reconhecer um amigo.
Todas estas relações têm como princípios a naturalidade, a espontaneidade, a gratuidade, a generosidade e o afeto. Transformar isto numa obrigação, numa atitude quase que imposta, é algo sem nexo, que contradiz a própria essência da relação humana.
É, somos seres contraditórios. Os únicos racionais e, constantemente, nos vemos presos às armadilhas que nós mesmos criamos. E com que facilidade caímos nelas, quase que irracionalmente, sempre irrefletidamente.
Amigo não tem dia, não tem hora, amigo simplesmente te detona e te escora, te esculhamba e te adora, mas está ali, sempre, presente do teu lado, nas piores horas.
Amigo é taça de alegria que a vida oferece. E quem não gosta de "ficar de porre" de amigos? Quanto mais melhor e mais saboroso.
Amizade é pura celebração da própria vida. Ninguém é imune a ela. Até Jesus chorou pela morte de Lázaro, mesmo sabendo que iria ressuscitá-lo. E que mensagem final Ele deixou? "Ninguém ama mais do que aquele que dá a vida por seus AMIGOS!" Como Amizade e Vida estão intimamente ligados!
A amizade é um sentimento divino, é um patamar superior de relação, porque não espera retorno, mas tem fé que ele vem. E se não vier, perdoa, deixa pra lá, prefere esquecer, vira uma coisinha à toa diante de tanto bem estar, tanto bem querer.
Amigo se conquista, se cultiva, se transforma num grande laço.
Amigo, quando se avista, a gente vira cadeira cativa e toma forma de abraço.
A amizade é um sempre, não tem que ter hora marcada. É um balão viajando no céu, oferecendo horizontes em gargalhadas, paisagens de papos sérios, nuvens de pura verdade, capazes de virar tempestades ou brisas das mais suaves, sempre mais leves que o ar, sempre capazes de nos fazer flutuar entre um e outro abrigo, entre um e outro amigo...
A amizade é a paternidade sem peso, a maternidade sem culpa, o exercício do erro e da desculpa, do compromisso batalhado, construído, regado.
A amizade é algo muito especial!
Somos seres contraditórios, sim.
Não reduzamos algo tão grandioso a um simples dia comercial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário