sábado, 28 de novembro de 2015

30 anos D


E então o tempo nos convida para celebrar a vida! E nos reúne em torno do altar da amizade!
Passados 30 anos que deixamos o segundo grau, percebemos, de maneira muito especial, que pouca coisa mudou. A essência das pessoas é a mesma, com indispensáveis pitadas de vivência e maturidade! É fato que todos evoluímos em nossas estradas individuais...
Profissionalmente, familiarmente, humanamente, espiritualmente...
Mas, insisto, essencialmente, quando nos encontramos, ainda temos tanto daqueles adolescentes de um dia,  que a consciência parece nos pregar uma peça sobre passado, presente e, porque não, futuro...
Em alguma das diversas conversas que tive o privilégio de viver, concordávamos que a amizade de escola tem a tendência de resistir ao tempo, porque lapidada com o diamante da pureza.
As aproximações eram sempre pautadas pela afinidade e pelas descobertas. O interesse era pela pessoa, nada mais! Nada de relações comerciais ou plastificadas...Nos aproximávamos por idéias, sonhos, gostos, procuras absolutamente essenciais! O que importava era o momento, nada além disso! Vivíamos apaixonada e quase que inconsequentemente o agora! Ainda não éramos os adultos preocupados com  convenções sociais...Tudo era espontâneo, por isso mesmo tudo era verdadeiro!
Resgatar tudo isso, de repente, numa noite parece mágico, sim, porque tudo se encaixa quando reaproximamos partes afastadas de um todo! Então voltamos a ser nós! Voltamos a ser laços! Voltamos a ser abraços que conectam muito mais que memórias, ressignificam uma história e reafirmam valores e sentimento que, heroicamente, resistiram ao tempo, à distância e ao próprio experimento de seguir e tocar a própria vida!
E então a Vida nos convida para celebrar o tempo!
Não o tempo da ausência, não o tempo da partida, mas o do conhecimento!Ou, quem sabe, do reconhecimento! Ou cada um de nós não se reconheceu na história e na memória dos outros?
O tempo! Este incomparável e destemido amigo que nos conduz pela mão e se faz alimento para nossa própria superação! Este irmão sempre presente que tem o fantástico poder de redimensionar amplamente passado e futuro, às vezes com uma simples mudança de olhar!
Cabelos brancos, marcas de expressão, quilos a mais, o que importam? Corpos são apenas instrumentos! Ao abrir as portas desta celebração, percebemos sensivelmente que a essência está, como sempre esteve, dentro de nós! No centro de nossos laços! A pouquíssimos passos do coração! Na sala de estar do pensamento, onde razão e sentimento costumam marcar pra se encontrar, pra renovar seus juramentos e repactuar seu compromisso de amar!
Por isso a magia, por isso a poesia, por isso a alegria de estar!Por isso o celebrar!
Enquanto nossos templos vão sentindo a ação das décadas, este tipo de encontro é um belo exemplo de que a alma não parece se importar!
Então brindemos este encontro de essências, estas transparências a se gostar!
30 anos depois é muito bom constatar que os sonhos, o bem querer e a amizade não envelhecem!
E embora os profissionais, pais e mães de família, sejam quase desconhecidos entre si, faz todo sentido nos abraçar e dançar juntos, assim, sem precisar de motivo! Estamos vivos!Nada mais é preciso! E sempre estaremos nas memórias uns dos outros! Fazemos parte de nossas histórias!
Bebemos da fonte de "nosotros"! E enquanto o tempo nos permite celebrar a vida e a vida ainda insiste em celebrar o tempo, esqueçamo-nos, por breves momentos, que estamos todos de partida, na direção do criador! E brindemos! Às nossas vidas, ao nosso tempo!


2 comentários:

  1. Márcio, foi maravilhoso compartilhar esse encontro com tantos colegas... Esperamos que no próximo mais gente possa ir...

    ResponderExcluir