sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Mitos e verdades sobre o Natal...



Você acredita em Papai Noel? E em Papai do céu? E no Menino Jesus? Já acreditou um dia?
Sem entrar no mérito das questões da fé, muita gente se pergunta até que ponto é válido incutir em nossas crianças esta cultura mitológica que existe no Natal.
Pais e mães se perguntam até se a descoberta de quem é o verdadeiro Papai Noel não pode causar traumas em seus filhos...
Tudo depende do grau de importância que se dá a estas questões e de como é conduzido este processo.
Fé não se discute. Se uma família acredita em Deus e em todo o significado do nascimento do Menino Jesus, é natural que este valor familiar seja transmitido de pais para filhos, de uma maneira bem espontânea.
História também não se questiona. E tanto o nascimento de Cristo como a vida de São Nicolau possuem documentação histórica que torna absolutamente crível a existência dos dois.
A mensagem e exemplos que ambos deixaram como legados também são dignos de admiração e, por que não, de imitação de nossa parte...
Jesus e toda a sabedoria e ensinamentos pautados no Amor ao próximo e a Deus!
São Nicolau e sua generosa missão de oferecer alegria aos esquecidos nesta noite tão especial...
Mas, então, por que continuar atribuindo até hoje ao "bom velhinho" um gesto tão amoroso que é realizado pelos pais?
Esta "pequena" e aparentemente inofensiva "mentira" talvez seja uma das principais diferenças entre Papai do Céu e Papai Noel.
A outra, com certeza, é a distância entre o Natal da simplicidade de um "Rei" e o Natal do consumo de um "simples velhinho"...
Com tanta informação à disposição na internet, com o oráculo Google pronto para responder à questões bem mais complicadas do que: "Papai Noel existe?", parece bastante inocente por parte dos pais a suposição de que seus filhos já alfabetizados possam realmente acreditar nesta fantasia.
Certo parece é inserir, de uma vez por todas, a figura que anda ausente neste quebra-cabeças de Natal: a dos Papais da Terra!
Se são eles a representação da Verdade para seus filhos, se são eles os heróis da primeira infância, é justo que sejam reconhecidos, também, como aqueles que se esforçam para manter a tradição, a união, a fé, o Amor e a generosidade na universal Noite Feliz!
Que o menino Jesus não seja esquecido no dia em que se celebra o seu nascimento. E que sua mensagem de fraternidade entre os seres humanos e a gratidão ao Papai do céu sejam sempre celebradas!
Que o Papai Noel seja lembrado pelo gesto da solidariedade, do desprendimento e do Amor aos menos favorecidos!
Mas que os Papais da Terra assumam o papel de manter estes belos exemplos bem vivos, mostrando a seus filhos que é através do desapego material, da gratidão, da união em família e do Amor ao semelhante que se preserva o Espírito do Natal!
Esta boa vontade entre as pessoas que, nesta época do ano, brilha e pulsa de uma forma diferente, seja em atitudes solidárias, seja na troca de presentes, seja nas revisões individuais sobre determinadas posturas, seja na montagem de um presépio, na doação de uma cesta básica, na arrumação da árvore, na iluminação da cidade, nas ceias em família, numa prece em silencio, ou no sentimento de paz que vai tomando conta de todos na medida em que a noite se aproxima!
Na verdade não importa tanto se você
acredita ou já acreditou um dia em Papai Noel, em Papai do céu ou no Menino Jesus...
Importa que seus filhos acreditem em vocês! Porque, se através de vocês, seus filhos entenderem e acreditarem no espírito desta festa, o verdadeiro sentido e a grande magia do Natal continuarão a ser perpetuados, geração após geração!
Um Feliz Natal sem culpas pra vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário