segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Motivos para se ter esperança



Sem nenhuma razão para comemorar ainda mas com muitas razões para ter esperança, sou capaz de afirmar, sem medo, que, com o resultado das eleições de hoje, o Brasil inteiro ganhou. Mais do que tudo, ganhou em maturidade política, vendo seu povo democraticamente exercitar o poder que está em suas mãos: promover a alternância de poder através do voto! Mas ganhou também pela enorme renovação que estas mesmas urnas conseguiram realizar, sepultando nomes que durante anos sobreviveram da mais cruel e nojenta forma de fazer política. Um sinal claro, uma lição dura, de que os tempos mudaram e que os cidadãos se tornaram mais informados e exigentes!
O grande derrotado da vez, o PT, talvez tenha sido aquele que mais ganhou. Ganhou uma oportunidade rara de se rever. De olhar para os imensos e graves erros que cometeu. O pior deles, talvez, o de se julgar imune a cometer erros... Esta derrota eleitoral talvez seja o maior ganho do PT nos últimos 16 anos.O partido da mais bonita e leal militância que já pude ver, se perdeu no caminho e sepultou lideranças históricas ao fazer mais do mesmo e de formas absurdamente mais escandalosas...Quando se permutam ideias e princípios por pão com mortadela o discurso se esvazia na prática da hipocrisia...O vibrante Partido dos Trabalhadores, utopia de uma igreja católica comprometida, de fato, com a opção preferencial pelos pobres, envelheceu e se tornou refém de suas próprias doenças...Como brilhantemente diz o texto atribuído a Marcelo Rubens Paiva em Aprenda, PT:
"Aprenda, PT. O antipetismo o derrotou. Faça autocrítica e peça desculpas.Os votos a Haddad foram pela tolerância, pluralidade, democracia e contra o discurso de ódio. Os votos que você recebeu e aumentaram na última semana não foi para a arrogância e falta de visão política de Gleise Hoffmann, nem em defesa da corrupção, ou de Dilma e sua gastança irresponsável, enquanto o mundo atravessava uma crise profunda, nem contra a Lava Jato.
Escute, PT: você subiu, quando Haddad deixou de ser Lula e virou Haddad. Concorreu sozinho. Partiu com o apoio crítico de Marina Silva e a ausência nítida de Ciro Gomes e FHC, de PDT e PSDB, aliados históricos das Diretas Já, que se uniram a você contra Collor, mas que foram ignorados por você no Poder. Aprenda a fazer alianças com seus pares, não como seus inimigos. Nunca mais expulse autênticos, como Airton Soares, Beth Mendes, ouça quem importa, Erundina, Marina Silva, nunca mais deixe de votar num plano econômico bom, como o Real, nunca mais deixe um Fernando Gabeira esperando horas na antessala de um Zé Dirceu.Nunca mais apoie um regime que claramente se transformou numa ditadura, como a Venezuela. Defenda e promova também a democracia dos seus vizinhos. Aprenda com os erros."
Mas creio que, com o PT, a esquerda inteira do Brasil também ganhou. Ganhou uma bela lição de que o populismo está com os dias contados. Que o comunismo está morto por suas próprias contradições. Que um ciclo histórico se fechou e que é preciso uma nova perspectiva que contagie e convença novamente. Novas lideranças, novos heróis, novas estradas..
A direita também ganhou. Ganhou um curso estendido de como não fazer política de estado e de como estar atenta ao que sinaliza a voz das urnas...
O centrão, este então, como ganhou... Ganhou a exigência de ter que se posicionar e sair da sua zona de conforto, sempre ao lado de quem detém o poder...O que funcionou, sem sustos, durante anos, agora não funciona mais... s
O Brasil foi chacoalhado por um terremoto jamais visto antes.Uma polarização doída, triste, cercada de mentiras e omissões.de todos os lados.
Ganhamos todos nós que vimos uma juventude se preocupar, se envolver, se posicionar em relação à política! Um povo se jogar em debates acalorados como antes só se via se o assunto fosse futebol,,,
Ganhamos em maturidade! Somos uma democracia adolescente, ainda aprendendo a ser.
Ganhamos em sentido de unidade, pois encerrado o pleito todos nós, juntos, independente do resultado, voltaremos a girar as engrenagens para fazer o Brasil continuar o seu caminho.
Peço a Deus que ilumine e inspire o novo presidente de nosso país a fazer um governo justo, pacífico e, quem sabe, surpreendente.
Talvez já tenhamos algo a comemorar, enfim, além da esperança de dias melhores. O crescimento e a evolução dos brasileiros que, pelo que parece, estão descobrindo o valor de seu próprio voto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário