segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Dia dos Pais, dia de Amor!




O Pai de tudo chamou meu pai, João Augusto Didier, muito cedo pra sua companhia.
Muito cedo em nosso tempo, pois o tempo de Deus ainda nos é intangível...
Só tive o privilégio e a alegria de conviver com meu pai por 13 anos e meio.
Tempo curto, sim, porém mais que necessário para absorver, pelo seu exemplo, os valores que me norteiam pelas estradas da Vida e ser grato eternamente pelo pai que recebi!
É certo que, desde então, minha "pãe" tem sido fundamental para reafirmar e fortalecer estes valores!
Dos dois eu recebi uma base sólida, até o início da adolescência, para o entendimento e o exercício da fé, da caridade, da esperança, da justiça, do direito, da honestidade, da fraternidade e do amor à natureza, às artes e às coisas de Deus.
De meu pai recebi testemunhos vivos de correção, sobriedade, equilíbrio, generosidade, amizade e comunhão com Deus e com o planeta!
De minha mãe recebo até hoje testemunhos de coragem, fé, oração, bondade, doçura e profundo amor às raízes e aos laços de família!
Convivências absolutamente indispensáveis para construir o ser humano que sou hoje.
Já tive a oportunidade de escrever e agradecer aqui aos dois por tudo o que sou como gente.
Hoje gostaria de ir um pouco mais além...
Gostaria de agradecer, neste dia dos pais, a alguns outros "pais" que a vida foi me dando no caminho e que também me ajudaram muito a confirmar os valores que me foram oferecidos dentro do meu lar.
Como não agradecer a meus avós, Alexandre e Dulce, Didier e Anita, responsáveis pela vida e pela formação de meus pais?
Como não agradecer a meus sogros, Levy e Anna, não só pela vida de minha esposa, mas pelo lindo exemplo de fé e de entrega cristã de suas vidas?
Como não agradecer a meu padastro, Elias, pelos ricos ensinamentos de uma nova cultura e pelo aprendizado de crescimento, mesmo nas diferenças?
Como não agradecer a meus irmãos e cunhados, sempre presentes, apoiando e incentivando, elogiando e criticando, sempre me ajudando a crescer?
Como não agradecer a minha esposa, por compartilhar as experiências de sua formação comigo, contribuindo tanto na formação de nossa filha?
Como não agradecer a meus sobrinhos e afilhados por tudo que deles recebo nesta troca de gerações tão múltipla e intensa?
Como não agradecer a meus tios e primos, pela alegria e bem querer, pelo bom exemplo e conviver?
Todos tão importantes na minha formação, cada qual com suas virtudes e diferenças...
Como não agradecer aos amigos irmãos que Deus colocou no meu caminho e a seus pais, pela formação e educação que a eles dedicaram...
Neste ponto, alguns personagens que preciso nominar:
Osmar e Chica, Dorimedon e Lia, Warney e Rita, Passos e Ivonete, Jorge e Anna, Sousa e Glória, Pereira e Dulce, José Garcia, Meireles e Padre Luna, entre outros que a memória neste momento não consegue me trazer.
Pais que se fizeram presentes, através de seus filhos, me ajudando a perceber que eu não era o único "sonhador" de um novo tempo e um novo mundo!
Como não agradecer aos pais dos amigos de minha filha, que comigo dividiram problemas e multiplicaram soluções, num convívio aberto e generoso de partilha de experiências!
A cada um deles e a tantos outros. de cujos nomes não lembro ou nem sequer sei, meu respeito, minha admiração e minha gratidão!
Vocês não passaram em vão pelo mundo!
Vocês foram e são gente de bem, produzindo gente da melhor espécie, transformando o mundo para melhor!
Vocês fizeram e fazem a diferença!
Neste dia dos pais, lembrando as covinhas dos inesquecíveis acessos de riso do meu pai, quero celebrar a alegria de ter convivido e ainda encontrar gente deste quilate num mundo tão individualizado.
Sou um privilegiado por conhecer, ao longo do percurso da vida, tanta gente iluminada e de Deus!
Mais uma vez não tenho dúvidas que minhas escolhas e estas adoráveis consequências fazem parte do intangível legado herdado de meus pais!
Só posso agradecer ao Nosso Pai por tudo isso!
E, como não poderia deixar de ser, agradecer a você, Let, minha filha, por me ensinar diariamente o exercício da paternidade, com seus desafios e recompensas diários...Muito orgulho de ter colocado no mundo alguém tão especial como você! Muita gratidão por ter recebido de Deus a missão de participar de sua formação e de experimentar a incondicionalidade da palavra Amor!
E, finalmente, pedir a Deus que eu seja capaz de retirar de cada exemplo, cada verdade, cada vivência, a luz para me tornar um pai melhor a cada dia, amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário