domingo, 2 de novembro de 2014

Um brilho diferente no olhar




Aqui em casa temos o hábito de celebrar a Eucaristia aos Domingos, enquanto não conseguimos realizar um propósito comum de comunhão diária. Ontem, porém, num sábado, fomos convidados para duas missas: uma na intenção dos vestibulandos do movimento Escalada e a outra em ação de graças pela vida de um médico cristão, ministro da eucaristia, amigo e contraparente nosso, em seu aniversário de 89 anos de idade,
Sendo os dois compromissos em sequência, um às 17 e outro às 19 h, posso dizer que nosso sábado, no mínimo, fugiu completamente da rotina habitual.
Mas o que me move a escrever sobre estes dois eventos é uma característica em comum que tive a alegria de testemunhar nas duas ocasiões: um brilho diferente no olhar!
Na missa do vestibulando, no CAB,  o momento da comunhão, ao me dirigir para a fila, percebi que um dos integrantes do Grupo Família, movimento que tenho a alegria de fazer parte, era o ministro responsável pela distribuição do Corpo de Cristo. Até então, nenhuma novidade. Isso é comum nas missas que frequentamos! Mas, talvez por não ter muito contato com ele (embora ele e sua esposa tenham trabalhado no encontro que fizemos), fui profundamente tocado pela maneira amorosa e pelo brilho diferente que emanava de seus olhos enquanto nos presenteava com Jesus Sacramentado! Talvez tenha passado desapercebido, para muitos, aquele zelo. Para mim, que tenho visto por aí sacerdotes, talvez pela força do hábito, distribuírem a Eucaristia de forma quase que automática, em movimentos mecânicos e frios, nas tantas celebrações que participo, aquela paz e aquele carinho, aquele cuidado e aquela doçura, aquela entrega e contrição fizeram grande diferença. Foi quase uma transfiguração! Um momento de rara beleza e fé, de profunda sintonia com o divino, que já tinha experimentado antes, em algumas poucas oportunidades, com pessoas diferentes distribuindo a comunhão, mas que é sempre bom repetir, porque amplia ainda mais todo o sentido que a Eucaristia tem para um católico! A este irmão de fé meu obrigado sincero pela transparência e transcendência do seu amor eucarístico!
Bom, trilhando nosso sábado diferente, com os corações mais leves pela celebração que presenciamos (ainda nos ofereceu uma homilia inspirada e a belíssima notícia da proposta de reforma política que a Igreja Católica do Brasil irá enviar ao Congresso Nacional nos avisos finais), seguimos para o segundo compromisso. Lá, encontramos uma família em festa, celebrando com justiça seu patriarca, um belo exemplo de cristianismo vivo, aos 89 anos de idade, cujas características principais sempre foram a espontaneidade e o otimismo. Ali também, naquele olhar ancião, pude contemplar um brilho diferente, emocionado e, por que não dizer, quase juvenil...Um brilho alegre e verdadeiro...De um homem com o espírito muito além de seu tempo! Um homem de paz! Entre sua esposa, seus oito filhos, genros e noras, dezenas de netos e o primeiro bisneto (para alegria de todos foi anunciada a chegada do segundo daqui a alguns meses). Celebrando a vida pela Eucaristia, mais uma vez nos dando gratuitamente seu testemunho e seu exemplo, este senhor também se transfigurava através de seus olhos, em vivência cristalina do Amor!
Sem dúvida um sábado abençoado, emocionante e muito especial. À toda família, nosso obrigado pelo convite e pela oportunidade de compartilhar e comungar com vocês este momento inesquecível!
Bom, antes de encerrar este breve relato, cabe uma explicação sobre outra coisa em comum nas duas histórias: em nenhuma delas eu identifiquei os protagonistas... A razão é simples: A certeza que tenho em meu coração de que é absolutamente desnecessário! Ambos são o que são e me deram de presente este brilho diferente no olhar, por serem, de fato, instrumentos de Deus na Terra de todos os santos...
Então só posso agradecer por suas vidas e pedir ao Pai que os abençoe, a eles e às suas famílias, para que continuem a dar testemunho e a distribuir o Cristo a todos nós com este brilho diferente, mas inconfundível, no olhar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário