sábado, 21 de dezembro de 2013

Os reis



E os magos se deslocaram de suas terras, seguindo aquela estrela que lhes aquecia o peito!
Melquior era um velho de setenta anos, de cabelos e barbas brancas e vinha de Ur, terra dos Caldeus; Baltazar era mouro, tinha quarenta anos e barba cerrada, vinha do Golfo Pérsico; e Gaspar, o mais novo, tinha vinte anos, era robusto e saíra de uma região montanhosa perto do Mar Cáspio”. O nome Melquior significa “O Rei é minha luz”! Baltazar sigbifica “Deus manifesta o Rei”! Gaspar significa “Aquele que vai inspecionar”!
A palavra mago deriva do latim magus e do grego mágos e significa sábio e sacerdote da Pérsia. Os Mágoi, ou Magos, faziam parte de uma casta sacerdotal detentora de todas as ciências, inclusive as ocultas. Dedicavam-se ao estudo da Astrologia e Astronomia.
A palavra Reis foi acrescentada mais tarde. Eles foram nomeados Reis porque antigas profecias diziam que reis prestariam homenagens ao Messias, o rei de todos os reis!
O fato é que eles se deslocaram de suas origens em direção da luz e se eternizaram em todos os presépios do mundo! Optaram por proteger uma criança e enganar um rei poderoso e cruel: Herodes!
Ofereceram Ouro, incenso e Mirra. Ouro, símbolo de sabedoria universal. Incenso, símbolo da fé. Mirra, símbolo da pureza e da vitória sobre a morte! A mirra era usada para embalsamar corpos.E, com este gesto de desprendimento, bem querer e generosidade, os magos instituíram o costume de dar presentes no Natal, até os nossos dias!
Homens sábios! Estudiosos! Ligados às ciências...
Reis que humildemente se ajoelharam diante de um rei que, humildemente, humaniza sua divindade para dividir a história e oferecer um novo caminho, uma nova verdade, uma nova vida!
E os magos retornaram às suas terras e espalharam a boa nova!
O Rei da luz havia nascido! Aquela noite mudaria o mundo!
E a terra, por alguns segundos, pode tocar o céu!
E o céu, para todo o sempre, abraçou a terra!
Aquecido pela palha e pelo amor da Senhora do sim e do Senhor da Confiança, Jesus chegou ao mundo recebido por Maria e José, alguns animais de fazenda, pastores e reis...
Veio para todos e por todos!
Veio para estar com todos!
E os corações mais sábios, ao contemplar esta cena e celebrar o Natal, com certeza sentirão também o peito aquecer e saberão que esta paz, esta magia, esta sensação diferente, sente somente quem entende esta data como a mais linda manifestação de Deus para a humanidade, feita por Cristo, com Cristo e em Cristo!
Feliz Natal, aos magos e pastores do presente! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário