sábado, 11 de agosto de 2012

O País do Volei


Que bela lição o Volei está dando a este país!
Que diferença do futebol...
Independente das medalhas que virão, pois o volei já conquistou medalha nas quatro modalidades que disputou (quadra masc(pelo menos prata) e feminino(ouro) e praia masc(prata) e feminino(bronze)), a campanha do Volei é a cara do Brasil que as pessoas de bem deste país desejam: gente que se planeja, que trabalha duro, que se supera, que se recupera, que se agiganta, que aprende com os próprios erros, que tem disciplina, que acredita no próprio talento, na própria força, no próprio sonho, na capacidade de vencer!
Resultado: Bi campeãs Olímpicas, Bi campeões olímpicos e em 10 anos, mais de uma dúzia de campeonatos mundiais conquistados.
Enquanto isso o futebol ainda sonha com o ouro... O penta campeão mundial ainda está na fantasia...
Porque será?
Será mesmo a maldição do ouro olímpico, à qual uma parte da imprensa continua a atribuir a responsabilidade por seguidos insucessos.
Pouco provável!
É muita pretensão achar que um grupo que se reúne dois meses antes de uma competição tão importante é capaz de realizar uma missão tão complicada como esta.
É a aposta na individualidade.
Que aposta errada!!!
Enquanto o volei nos mostra a importância da coletividade, o futebol insiste em valorizar o individualismo.
E os pseudo-craques são comercializados por enormes fortunas, cada vez mais jovens, acumulando em seus ombros responsabilidades e pressões para as quais não estão maduros o suficiente.
Que caminho acidentado!
Será que é por acaso que um Messi é o que é no Barcelona e não consegue ser nem metade do que é na seleção de seu país?
Conjunto, time, objetivos comuns. Conhecimento, parceria, amizade, troca, sinergia, integração!
Coletividade!
Quando o grupo é forte, ele próprio revela os talentos e potencialidades de seus integrantes.
Quando não há sentido coletivo, objetivos individuais sempre se interpõem aos sonhos coletivos!
Apostar em Neimar?Em Ganso? Em Lucas? Em Oscar?
Como, se o time não joga como time? Se cada um quer aparecer mais para valer mais num mercado cada vez mais inflacionado, inexplicavelmente estratosférico?
Tudo isso é tão emblemático...
Um sinal tão claro de como devemos agir!
Nossos poderes continuam agindo como o futebol...
Legislativo, Executivo e Judiciário continuam a eleger suas estrelas, seus salvadores da pátria e, assim, ano após ano, decepção após decepção, eleições nos lembram os ciclos horrorosos do futebol olímpico.
Cada vez mais os "craques" da corrupção nos custam mais caros e não resolvem nada!
E o volei? Acumula conquistas, multiplica vencedores, constrói times inesquecíveis, revela líderes incríveis, enfim, entra para a história!
Nos dá um belo exemplo dos valores que deveríamos assumir para transformar a imagem e a situação de nosso país.
Nas olimpíadas 2012 , até nas escassas conquistas dos esportes individuais, os próprios atletas vencedores têm feito questão de apontar paraa importância de um trabalho coletivo, de uma equipe, envolvendo técnicos competentes, preparadores físicos, psicólogos, todos compartilhando uma só conquista!
Isso, na escala de valores, nos mostra o caminho! Nos faz perceber que somos capazes de mudar!
Mudar a mentalidade, transformar nossa abominável mania de fazer errado, de buscar o fácil, em suor verdadeiro, em luta, em coragem de fazer diferente, fazer certo, fazer bem!
Há os que ainda irão defender as estratégias atuais de nosso pífio futebolzinho. Hão de encontrar argumentos como a valorização do futebol arte, das divisões de base, dos craques criados em celeiros....
Chega! Já deu!
Mirem-se no exemplo das nossas mulheres do Volei. Foram do inferno ao paraíso por que possuem base!
Base! Educação é básico! Saúde é básico! Ética é básico! Respeito é básico! Amor é básico!
Jogar por amor é básico!
Se juntar os salários anuais de todos os nossos campeões de volei, nas quatro categorias, adicionar os das suas comissões técnicas, muito provavelmente não alcançará o salário de um dos pseudo-craques do nosso futebol...E, no entanto, no básico, que é o amor por um esporte e por uma nação, quem são os milionários?
Com muita alegria e muita esperança, encho a boca pra re-batizar o Brasil como o país do Volei!
E proponho uma reflexão: da próxima vez que você desacreditar da honestidade da imensa maioria de nosso povo, pense nesta seleção feminina. pense em como estava desacreditada. Pense em como muitos não apostariam um centavo no seu sucesso! E pensem, acima de tudo, na incrível lição de amor, superação, raça e sentido de coletividade que elas nos deram esta tarde!
Sim, podemos fazer um Brasil diferente! Sim, podemos acreditar, se nos unirmos! Sim, podemos sim, ser campeões de honestidade, de trabalho, de disciplina, de dedicação, de superação, de exemplos positivos!
Sim, podemos sim!!!! Temos bons líderes, só precisamos escolhê-los melhor! Zé Robero Guimarães e Bernardinho são belos exemplos de tudo isso! A imagem de um grupo, unido, no ápice, capaz de se ajoelhar para rezar e agradecer é outro lindo sinal!
Pense! Reflita! Acredite! Somos quem queremos ser, sonhos que podemos ter!




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário