sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Um papo inverso em honra a este universo




365 dias completos!
Outro ciclo, outro ano!
Tente não olhar pra trás...
O que foi feito, já foi!
Não há motivos para se engrandecer pelas coisas boas que fez!
Não há razão para se maltratar pelos erros que cometeu!
Com certeza o aprendizado valeu!
Olhar pra frente é bem melhor, mas também não adianta muito.
O dia de amanhã é sempre uma pergunta sem respostas...
É o silêncio misterioso da nossa mortal huimanidade...
Então, tente não fazer muitos planos...
Mas de forma alguma deixe de sonhar!
Se você aceitar uma dica, tente olhar para os lados e para o alto!
Ao nosso lado há um punhado de milagres pulsantes chamados pessoas!
Quando a gente olha pro lado, percebe ainda mais o quanto elas são semelhantes a nós! E com a semelhança, encurtam-se as distâncias e as pessoas se tornam nossos próximos! É, ao nosso lado tem gente querendo ajuda e gente querendo ajudar!
Tem gente pedindo atenção e gente distribuindo amor! Tem gente precisando de um abrigo e gente encarando ser amigo, amigo de verdade! Ao nosso lado tem muita coisa pra ser feita, mas também tem tanta coisa perfeita, que se você olhar pra cima, depois, poderá perceber claramente o quanto esta perfeição tem semelhança com Deus!
E, de novo, com a semelhança, também encurta-se a distância entre criatura e criador!E Deus se torna próximo, imagem e semelhança de um sentimento chamado Amor que ele nos deu de graça, gratuitamente, e que é uma espécie de DNA de Deus!
Toda a criação ama!
Pó ama vento, porque é o vento que o leva pra passear...
Vento ama montanha, porque é ela que mostra o caminho...
Pedra ama mar e rio, porque são eles que aliviam seu calor e moldam suas formas...
Água ama semente, porque a transforma em cor!
Flor ama inseto e pássaro, porque são eles que as multiplicam...
Insetos e pássaros amam as árvores, por lhes dão alimentos...
Árvore ama chuva e sol, por que eles a fazem crescer!
Bicho ama gente, quando gente não vira bicho e se faz temer!
Gente nasceu para amar, à imagem e semelhança de Deus, toda a criação!
Do bicho mais inteligente ao pó, gente precisa amar, porque ao pó retornará um dia,
fechando o ciclo de uma vida...
Uma vida...
Quantos dias?
Quantos 365 dias?
Mais uma vez, no fim de mais um ano, um novo começo se descortina...
E assim como este ano, a vida nos ensina que não importa o tempo,
estamos eternamente a recomeçar!

Um 2012 cheio de muita luz, paz, alegria e amor!
E papos inversos em honra a este universo!

9 comentários:

  1. Lindo! Feliz 2012 poeta!!!
    Henriqueta Alvarez

    ResponderExcluir
  2. Eu sei, mas não devia

    Marina Colasanti


    Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia.

    A gente se acostuma a morar em apartamentos de fundos e a não ter outra vista que não as janelas ao redor. E, porque não tem vista, logo se acostuma a não olhar para fora. E, porque não olha para fora, logo se acostuma a não abrir de todo as cortinas. E, porque não abre as cortinas, logo se acostuma a acender mais cedo a luz. E, à medida que se acostuma, esquece o sol, esquece o ar, esquece a amplidão.

    A gente se acostuma a acordar de manhã sobressaltado porque está na hora. A tomar o café correndo porque está atrasado. A ler o jornal no ônibus porque não pode perder o tempo da viagem. A comer sanduíche porque não dá para almoçar. A sair do trabalho porque já é noite. A cochilar no ônibus porque está cansado. A deitar cedo e dormir pesado sem ter vivido o dia.

    A gente se acostuma a abrir o jornal e a ler sobre a guerra. E, aceitando a guerra, aceita os mortos e que haja números para os mortos. E, aceitando os números, aceita não acreditar nas negociações de paz. E, não acreditando nas negociações de paz, aceita ler todo dia da guerra, dos números, da longa duração.

    A gente se acostuma a esperar o dia inteiro e ouvir no telefone: hoje não posso ir. A sorrir para as pessoas sem receber um sorriso de volta. A ser ignorado quando precisava tanto ser visto.

    A gente se acostuma a pagar por tudo o que deseja e o de que necessita. E a lutar para ganhar o dinheiro com que pagar. E a ganhar menos do que precisa. E a fazer fila para pagar. E a pagar mais do que as coisas valem. E a saber que cada vez pagar mais. E a procurar mais trabalho, para ganhar mais dinheiro, para ter com que pagar nas filas em que se cobra.

    A gente se acostuma a andar na rua e ver cartazes. A abrir as revistas e ver anúncios. A ligar a televisão e assistir a comerciais. A ir ao cinema e engolir publicidade. A ser instigado, conduzido, desnorteado, lançado na infindável catarata dos produtos.

    A gente se acostuma à poluição. Às salas fechadas de ar condicionado e cheiro de cigarro. À luz artificial de ligeiro tremor. Ao choque que os olhos levam na luz natural. Às bactérias da água potável. À contaminação da água do mar. À lenta morte dos rios. Se acostuma a não ouvir passarinho, a não ter galo de madrugada, a temer a hidrofobia dos cães, a não colher fruta no pé, a não ter sequer uma planta.

    A gente se acostuma a coisas demais, para não sofrer. Em doses pequenas, tentando não perceber, vai afastando uma dor aqui, um ressentimento ali, uma revolta acolá. Se o cinema está cheio, a gente senta na primeira fila e torce um pouco o pescoço. Se a praia está contaminada, a gente molha só os pés e sua no resto do corpo. Se o trabalho está duro, a gente se consola pensando no fim de semana. E se no fim de semana não há muito o que fazer a gente vai dormir cedo e ainda fica satisfeito porque tem sempre sono atrasado.

    A gente se acostuma para não se ralar na aspereza, para preservar a pele. Se acostuma para evitar feridas, sangramentos, para esquivar-se de faca e baioneta, para poupar o peito. A gente se acostuma para poupar a vida. Que aos poucos se gasta, e que, gasta de tanto acostumar, se perde de si mesma.

    ResponderExcluir
  3. Marcio,você é muito grandioso em tudo que faz.Que 2012 possa ser cheio de saúde , paz, amor e muita prosperidade para você, Dora e Lete.
    Que Deus ilumine seus caminhos, e coloque em sua vida profissional pessoas que reconheçam e valorizem sua grande capacidade de trabalho.
    Beijos,
    Suca.

    ResponderExcluir
  4. Feliz Ano Novo amigo! Sempre lindos e cheios de significação os seus textos... Bjs Vilmara

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Henriqueta, Cau, Suca, Larissa,um ótimo 2012 pra voces!!!!

    ResponderExcluir
  6. Marcio querido
    Adorei o que vc escreveu, sabedoria pura!
    Obrigada!
    Tenha un feliz 2012! Um abraço enorme a vcs tres
    Dani Firpo

    ResponderExcluir