terça-feira, 9 de agosto de 2011

Baianadas dos Filhos de Haroldo na cidade de Pedro Parte I - A Chegada



Com o divino pretexto de conhecermos o oratório de Sant'Ângela, lá fomos nós, de avião, como "caixas surpresas" para uma "temporada" (como diziam os antigos) na encantadora Itaipava. Éramos seis (isso está mais parecendo nome de livro) na ida para o Rio. Três casais.
A bordo, o clube do bolinha jogava dominó no IPED de um deles, enquanto, na fila de trás as mulheres tricotavam ou dormiam o sono das justas.
Tudo sem novidade até "nossa alma cantar" ao descer na cidade maravilhosa.
Lá, Frei Beto nos aguardava para fazer uma oferenda surpresa a Sant'Ângela, de quem é fervoroso devoto há muito tempo. A surpresa "éramos nozes", ou melhor dizendo, nós éramos a surpresa. Aguardados "ansiosamente" como Haroldo e família, estávamos destinados a ser honrados com uma recepção com toda pompa e circunstãncia dignas dos reis. Fardas novas para os funcionários, quilos e litros das especiarias mais fantásticas, o cuidado em cada detalhe na decoração da casa, para que "aquelas visitas de cerimônia não reparassem em nada"...
E de repente, não mais que de repente, como diria o poeta, em pleno estacionamento do Aeroporto, com a esfarrapada desculpa de precisar de sua ajuda para carregar umas caixas, Frei Beto surpreendia Sant´Ângela com a presença do ilustre Comandante em Chefe Gagarin e sua digníssima consorte.
Naquele momento uma preocupação a mais na cabeça de Sant'Ângela. Se Haroldo, mulher e filhos iam para o seu castelo, onde acomodar Gagarin and wife?
Aqui cabe um parêntese. Para ajudar Frei Beto a despistar Sant'Ângela do resto da surpresa, Gagarin aponta para o outro lado onde nós estávamos, já no estacionamento da locadora, e fala sobre as lindas flores na paisagem.
Que flores? Cercado e mato pra todo lado. Nem uma margarida pra dar um pouco de credibilidade à história. Se não fosse Valentina Francisca (acreditem, eu pesquisei, o nome da esposa de Gagarin é Valentina), todo o plano do frei teria ido por água abaixo. Há uns 300m, ela descobriu uns gerânios, ou seriam crisântemos, que fez a história ficar mais aceitável...
Enfim, o mistério era revelado em plenitude à Sant'Ângela e ela, respirando aliviada, pode finalmente ser informada que "Haroldo e filhos" foi só mais uma das amorosas surpresas que Frei Beto tem o hábito de lhe pregar. Quem foi que disse que o hábito não faz o monge?
A subida para Itaipava foi tranquila, embora, em alguns momentos, a fábula da "lebre e da tartaruga" viesse à mente de todos. Calma, irmão Haroldinho, a culpa não foi sua. Carro 1000, com ar, pra subir a serra, nem com a força de todos os Serranos do mundo pra agilizar...
Fomos recebidos com o que há de melhor no mundo dos anfitriões: um largo sorriso, um abraço sincero e uma parada para o melhor croquete de carne que já provamos na vida. E viva o Alemão!
Depois chegamos ao Castelo dos Silva, uma deliciosa moradia num dos recantos mais gostosos e bonitos de que se tem notícia. E lá, encravado entre a varanda e a pia batismal, o oratório, o lindo oratório sonhado por Sant'Ângela, projetado por Gagarin e viabilizado por aquele frei tão devotado...
Ainda mais especial do que poderíamos imaginar, o oratório parece pulsar, em sua transparencia e singularidade, a pluralidade bela e simples de Deus! Uma visão inesquecível! Uma sensação indescritível...
Em cada detalhe, amor puro! Amor de Ângela, cuja fé sonhou com um lugar para abrigar o amor! Amor de Osmar, cuja inspiração criou as formas para abrigar o sonho de Ângela, projetando seu próprio templo do Espírito no papel! Amor de Fred e Chica, que participaram com sua arte (que via sacra maravilhosa) e conhecimento litúrgico, transformando obra em fé, físico em espiritual! Amor de Beto, que transfigurou a execução daquele projeto numa linda declaração de amor à sua esposa!
Um pedacinho de paraíso na terra dos homens de boa vontade e coração em paz!
Assim foi nossa chegada a Itaipava. Inesquecível! Carinhosa! Muito feliz!

2 comentários:

  1. Muito bom, gostei muito como sempre, mas faltou as "Mozelas" ou ficou para a parte II?

    Victor

    ResponderExcluir