quarta-feira, 6 de abril de 2011

TURMA D





Amigos da "D":
Um brinde a este encontro!
Embora não saibamos exatamente como e nem pra onde se dirigiu a correnteza de nossas vidas, há uma certeza: fazemos parte de um mesmo rio: o do bem querer. Depois de tanto tempo, bastou um gesto para transformar acenos em abraços, intenção em emoções, lembranças em realidade! Não somos mais a turma D, é verdade. A vida passou e aqueles jovens sonhadores se transformaram em homens e mulheres cheios de compromissos e responsabilidades. Realizamos muita coisa neste tempo. Sonhos de família, de filhos, de profissões, carreiras, sucesso, superação, crescimento, amadurecimento, enfim, sonhos de humanidade.Mas que dá uma saudade daquele tempo bom, acredito que ninguém possa negar...
Há cerca de 30 anos compartilhávamos uma formação focada em valores humanos e, no ímpeto de nossa juventude, sonhávamos em melhorar o mundo, enfrentando a tudo e a todos em nome de justiça, paz e liberdade. Alguns associavam isto à fé, à religiosidade. Outros ao próprio crescimento pessoal. Outros às mais diversas ideologias, fossem elas ligadas às questões sociais, políticas, familiares ou artísticas. O tempo passou. O mundo mudou. Plantamos sementes. Produzimos frutos. Nos desencontramos. E, de repente, aqui estamos nós, juntos de novo, celebrando algo maior do que as palavras, maior que o tempo, maior que os ideais. Celebramos o amor! Sim, o amor! O amor ágape. O mais sagrado e verdadeiro. Aquele que nada exige em troca, que simplesmente é. O amor que confia, que quer bem, que não se vangloria. O amor que, simplesmente, se alegra pelos que encontra e reencontra na estrada, sem juízo de valor, apenas por ter existido este tempo todo, num lugar muito especial dentro de cada um de nós!
Um brinde a este encontro. Às características muito particulares de cada um. Às virtudes e erros, às simpatias e antipatias, aos pactos e às rusgas de uma época que nos ajudou a evoluir como gente, até chegarmos aqui, agora, para viver este momento único. Não somos mais a turma D daquele tempo. Alguns quilos a mais, alguns cabelos a menos, aspectos físicos que denunciam experiências sofridas pela vida afora. Alguns mais sérios, outros mais gaiatos. Gente em um momento mais sofrido, gente numa fase mais feliz, aqui estamos reunidos, de novo, num ambiente fechado, agora como colegas de vida, aprendendo a viver! Experimentando, por exemplo, a lição de um reencontro como este. Olhar o presente com um olho no passado e ver tudo bem diferente daqueles belos dias do Vieira! Será que é mesmo tão diferente assim? Mesmo sem ter revisto a grande maioria de vocês, sou capaz de apostar que algumas coisas não mudaram. No fundo de cada olhar ainda continua um abraço amigo, um abrigo, um bem querer que existe mesmo sem se saber bem o porquê. No centro de cada coração, continuam muitos dos mesmos sonhos que compartilhávamos há tanto tempo. Dentro de cada mente, um campo de recordações companheiras e inseparáveis no percurso da grande aventura que é a vida.
Obrigado a cada um de vocês pela presença, pela manifestação espontânea de alegria, pelo sim, por se deslocar da sua zona atual de conforto e estar aqui, de peito aberto, sorriso no rosto, mãos estendidas para o doce exercício da amizade! Quanto ao tempo, agradeçamos também a ele por este momento. Pelas artimanhas que resultaram neste evento. Pela chama que reacendeu em cada um.
Pra finalizar e não transformar este manifesto em livro, um resgate: há muitos anos, no velho telheiro, no meio daquele barulho ensurdecedor de um fim de gincana, comemorando a vitória depois de vencermos juntos a prova de originalidade, levando um elefante para o Vieira (Vocês lembram? Nós fizemos o que parecia impossível), li numa faixa a seguinte pergunta: "Uma poesia pode transformar o mundo?" Estudante, repleto de sonhos e influências dos Beatles e dos escritores favoritos, na hora pensei comigo mesmo: - «Lógico!». Depois, durante a minha caminhada pessoal, pude ir experimentando aquela pergunta como uma verdade cada vez mais sólida. Àqueles de vocês, meus amigos, que ainda duvidam disso, ouso afirmar que podem acreditar, sem pestanejar. Hoje mesmo, nos encontrando aqui, estamos fazendo as duas coisas. Fazendo da vida poesia e transformando um pouco cada mundo particular! Somos "meninos no espelho" vendo a vida passar! Que este encontro seja um grande reencontro consigo mesmo pra cada um de vocês!

Um comentário: