quinta-feira, 5 de agosto de 2010

BAHIA de todos os SANTOS




Já era previsto. Não podia ser diferente.
Santos campeão, Vitória vice. Muita gente triste, muita gente contente.
Com mais de um século de história o maior vice campeão de todos os tempos perde mais uma final.
Calma, rubro-negros, nada mal!
Como me disse um apaixonado torcedor do Vitorinha, melhor ser segundo que ser segunda, numa clara alusão ao nosso amado tricolor de aço.
Não posso discordar dele. E parabenizo o Vitória pelo campeonato que fez.
Mas não tinha como ser diferente...
Camisa pesa. História também. Para os que continuam falando que quem vive de passado é museu, lembro que na dança dos tempos, quem hoje fala apenas em presente, ainda vai evocar esta década rubro-negra vitoriosa, no futuro.
Agora, independente de paixões e delírios, o Santos foi o melhor time do campeonato, assim como aconteceu quando o Vitória foi vice no Brasileirão de 1993, contra um time inesquecível do Palmeiras. Ecológico “espírito de porco” baixou naquela época sobre a torcida tricolor!
Mas, nesta Copa do Brasil, o que me espantou, realmente, foi a torcida rubro-negra ainda acreditar que dava. Além de melhor time, além da vantagem que tinha no jogo, além do Vitória não ter jogado nada na primeira partida, o jogo foi aqui na Bahia, terra de todos os SANTOS. Estava claro que o Leão estava fadado a mais um vice...
Acredito até, que nunca, antes, na história desta sadia rivalidade, tantos tricolores se transformaram, de uma hora para outra, em verdadeiros “SANTOS”, vivenciando a sua fé de uma maneira tão intensa, que não dava mesmo pra “Ramon” e companhia chegarem lá. Secamos vocês. O peixe não morreu na praia. Não na Bahia de todos os Santos. Mais uma vez é o leão que cai, no fim.
Teve torcedor rubro-negro evocando até um tal de caranguejo Zé que, segundo ele, tinha um parentesco paranormal com o Polvo Paul e acertava todos os resultados. Ainda segundo este fanático rubro-negro, antes da primeira partida, o tal do caranguejo foi solto entre as duas bandeiras, a do Santos e a do Vitória, e correu direto para a do Leão. Deu até na televisão...
Alguém deve ter inventado esta história, porque entre um Peixe e um Leão eu não tenho dúvidas para onde um caranguejo correria e de quem ele correria...
Agora, não espalha não, mas dizem as más línguas, que o nome completo do tal crustáceo era Zé dos Santos...
Que furo...
Bom, já tirei meu sarro, com o melhor espírito esportivo possível.
Mas sinto que não devo parar por aqui.
Espero que tudo isso traga um pouco de luz a esta moribunda diretoria tricolor...
Aproveitem a oportunidade e peçam pra sair.
Fazer o que vocês estão fazendo com a torcida do Bahia já foi longe demais.
O papel de torcer contra o sucesso do rival sempre coube aos “vicetórias”, não aos tricolores. O Vitorinha já bateu duas vezes na trave, por seus méritos, competência e esforços. E nós, onde estamos?
À imensa e honrada nação tricolor eu peço que não se contente com este papel. Já chega. É tempo de mudar, de exigir uma presidência e uma diretoria à altura da nossa história e da nossa força.
Se vocês estão felizes com o fracasso do rival, ok, não é de se estranhar.
Mas é muito pouco, é de uma mediocridade absurda aceitar tão pouco como conquista!
Sejamos a voz do campeão novamente. O lugar de vice não é para nós.
Quanto à torcida do Vitória, se orgulhe da campanha de seu time, comemore, festeje mais um vice. Vocês finalmente são campeões.
Nenhum time, na história do futebol brasileiro, é mais vice que o Vitorinha.
Vocês conseguiram, chegaram lá. Em todas as modalidades, em todas as divisões, em todas as dimensões. Estadual, nacional, juniores, regional.Voc~es finalmente são campeões, campeões em ser vices! Vixe, quer dizer, vices! Mais uma vez! Curtam este momento. E se coloquem no seu lugar...
Na Bahia de todos os Santos, é do “Bahêa” a voz do campeão!

4 comentários:

  1. Vc ta por fora mesmo, O time mais vezes VICE campeão do mundo, não é o Vitorinha... Nesse contexto o rubro nrgro baiano foi Vice tb!!!

    ResponderExcluir
  2. Grande texto..O problema é que a CBF, de caráter sulista, como diriam os rubro-negros, criou a série D, tão somente para que eles não fossem VICE DE TUUUDDDOO!!

    Avante Leão, rumo à série D, para que vocês sejam os maiores de todos os tempos..Em Vices..

    ResponderExcluir
  3. E ninguém cala... Esse chororô, aqui na Bahia só quem tem estrela é MEU TRICOLOR!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Voce disse tudo, só resta a nós tricolores torcermos contra o vicetoria em todas as competições, pois os que comandam o Bahia são insensiveis e não largam o osso nem que caia para a série D.

    ResponderExcluir