quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Hipólito!




Popó!
Ou padre Hipólito, para alguns!
Um Jesuíta que marcou a vida de tantos quantos cruzaram seu caminho!
Uma voz no deserto, contra a hipocrisia e a incoerência dos pseudo cristãos de uma época!
Um grito ecoando contra o farisaísmo de nossos dias!
Uma vida traduzida em obra de misericórdia!
Popó era único!
O privilégio de sua convivência numa simples carona trazia tanto aprendizado sobre simplicidade e coerência que, ao fazer-lhe um favor, nós é que nos sentíamos gratos!
Fui testemunha de algumas "desinstalações" dele!
No Vieira, foram várias as visitas às favelas de Salvador, fazendo os alunos de classes média e alta terem a oportunidade de conhecer uma outra realidade social de perto.
Dentro da favela, ele nos dividia em trios e nos enviava com mantimentos e com alguns trechos do evangelho a algumas casas.Lá éramos sempre bem recebidos e partilhávamos com aquelas famílias um pouco de alimento material e espiritual! Cada experiência era mais enriquecedora que outra!
Um dia, num início de madrugada, depois de tentar com vários padres uma unção dos enfermos para uma pessoa agonizante, meu cunhado chegou até Popó que, imediatamente, se colocou á disposição e o acompanhou até o leito daquele cristão, trazendo alento, esperança e tranquilidade aos corações dele e de sua família!
Num outro dia, ao levá-lo para abençoar a nova casa de uma família amiga, eu mesmo presenciei algo inusitado: depois de conceder a bênção, ele fez um questionamento absolutamente fantástico sobre a real necessidade de tanto luxo, tanto espaço e não perdeu a oportunidade de trazer às crianças daquela casa um exame de consciência direcionado aos pobres, aos mais necessitados!Na carona de volta, ele estava indignado com o fato de católicos praticantes se darem o direito de ter tanto enquanto a maioria quase não tem nada!
Em outra oportunidade, ainda, ao realizar as renovações das promessas do batismo para um grupo em retiro numa semana santa em mar grande, foi interpelado por uma daqueles beatos de plantão sobre o fato das pessoas estarem de biquini e sunga para realizarem aquele ritual. A "pseudo-autoridade" chegou a ameaçar de fazer queixa ao cardeal por aquela imoralidade... Popó simplesmente questionou se a imoralidade não estava apenas na cabeça daquela pessoa... E continuou o seu retiro, com a mesma simplicidade e profundidade de sempre!
E era assim, sempre que o encontrava, um aprendizado! Sua fala e postura mansas só se transfiguravam diante da injustiça, da incoerência, da hipocrisia! Aí o Cristo diante dos profanadores do templo surgia com uma inconformidade transparente!
Popó era, acima de tudo, gente! Gente no sentido mais humano da palavra! Era sacerdote e era pai. Era Padre e era irmão! Era jesuíta e era espírito santo em ação!
No gráfico inconstante de sua saúde física, Popó parecia onipresente nas curvas mais necessitadas! Estava no Vieira e estava na favela. Estava em irmã Dulce e estava nos retiros. Estava no seminário e estava com os doentes! Estava com os alunos e estava com os mendigos!
Até no painel da capela do Vieira, Padre hipólito se fazia presente entre os apóstolos e santos, numa premonição clarividente de Fernando Oberlaender sobre o seu destino na cristandade!
Alguns o achavam radical, outros o intitulavam fanático...
Nem Jesus escapou destas sentenças...
Popó não teria esta pretensão...
Embora fosse único, Popó sabia-se e entendia-se apenas como mais um Cristão! 
Com o maiúsculo C de Cristo, origem de todo Amor, Misericórdia e Compaixão de uma Vida como a de Popó!
Entçao, que este mesmo Cristo o receba com um abraço fraterno, carinhoso e merecido na sua nova morada na eternidade!
Popó fará muita falta! A cada um que teve o privilégio de o conhecer! Ao Vieira! Aos pobres! Às Obras Sociais de Irmã Dulce! Aos seminários! Aos doentes!
Gente como Popó faz falta ao mundo!
Ainda bem que, junto de Deus, seu inconformismo com as contradições desta Terra também encontrará descanso!
Segue em paz, Popó!
nesta sua última viagem, leva em sua bagagem toneladas de admiração e bem querer! 

Um comentário:

  1. Pessoa de conteúdo belíssimo e verdadeiro! À frente de seu tempo, esclarecido, sempre querendo ajudar. Real exemplo de cristandade!

    ResponderExcluir