segunda-feira, 17 de outubro de 2016

A parte de ser amigo na arte de fazer amizades



Amigo de verdade não olha só para o próprio umbigo, vira abrigo sempre, de portas abertas e janelas escancaradas para o bem querer de quem cativou!
Amizade verdadeira pressupõe reciprocidade, não precisa e nem deve ser testada, é aquela velha cidade sempre revisitada, onde se sente em casa, onde se sente acolhido, onde faz todo sentido apostar na humanidade!
Amigo de verdade não caminha em mão única... É capaz de rever conceitos, moldar ideias, deslocar-se de si! É capaz de sacrificar-se diante da necessidade alheia... Amizade é coisa de veia, de sangue, de coração! Amizade de verdade, se você quer mesmo saber, é coisa de irmão!
Amigo de verdade aponta, sim, o dedão, mas oferece o ombro, estende o abraço, entende o olhar, arrisca o passo, toca na ferida, enfim, amizade verdadeira significa Vida!
Se assim não fosse, o próprio Jesus não teria vivido este Evangelho:

 "...Vendo pois os judeus, que estavam com ela em casa e a consolavam, que Maria apressadamente se levantara e saíra, seguiram-na, dizendo: Vai ao sepulcro para chorar ali.  Tendo pois Maria chegado aonde Jesus estava, e vendo-o, lançou-se aos seus pés, dizendo-lhe: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão Lázaro não teria morrido.
 Jesus pois, quando a viu chorar, e também chorando os judeus que com ela vinham, moveu-se muito em espírito, e perturbou-se. E disse: Onde o pusestes? Disseram-lhe: Senhor, vem e vê. 
 Jesus chorou. 
 Disseram pois os judeus: Vede como o amava. E alguns deles disseram: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer também com que este não morresse? 
 Jesus pois, movendo-se outra vez muito em si mesmo, veio ao sepulcro; e era uma caverna, e tinha uma pedra posta sobre ela. Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias. Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus? 
 Tiraram pois a pedra. E Jesus, levantando os olhos para o céu; disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido: Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste. E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora. E Lázaro saiu; tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. 
 Disse-lhes Jesus: Desamarrai-o e dai a ele de beber e comer."

Amigo de verdade não abandona, não troca, não descarta. Simplesmente é, certamente está, plenamente se faz presente, mesmo na distância. Amigo de verdade transforma, ao se transformar!
O verdadeiro amigo não antecipa julgamentos, não atende às fofocas, não se contamina com boatos, pois conhece! A verdadeira amizade é uma prece atendida, uma dádiva de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário