quinta-feira, 19 de julho de 2012

OPSEUDOPODER



Ops!
EU e PODER podem ser palavrinhas complicadas de administrar.
Conjugar, então, meu Deus...
O sujeito tem que ter um bocado de predicados pra não sair por aí soltando o verbo e errando feio nas derivações...
Nem todo mundo está preparado para elas, principalmente quando se juntam:
O PODER DO EU!
Há um ditado que diz: você só conhece uma pessoa, de fato, quando dá poder a ela!
Ops...
Quantas vezes a atitude de alguém revestido de algum poder lhe deu a seguinte impressão:
“EU, do alto do poder a mim investido, olho para todos de cima e me sinto superior!”
É, quando o assunto gira em torno dos poderes, este é o maior dos enganos,:
O PSEUDO PODER!
Como diria um tal de J.C.: que poder?
O que é PODER, senão uma grande fraude em nossas mentes?
Quem se acha, não é! Quem se intitula, não tem! Quem pensa que o outro tem se engana! Porque PODER, de verdade, pressupõe duas afirmativas inquestionáveis:
AUTORIDADE E RESPEITO!
Quem “acha” que tem poder já nega uma delas de cara: Desrespeita o outro no seu sagrado direito de livre arbítrio! Poder não se impõe, simplesmente convence!
E como ninguém tem autoridade para faltar com respeito ao outro, a segunda afirmativa também é negada, restando ao arrogante apenas o pseudopoder, o mais abissal de todos os precipícios.
Sim, porque do alto do Pseudopoder não há mais para onde subir. Você já é Deus. Tudo você resolve, tudo você determina! Todos dependem de você, na sua vã mitologia de si mesmo.
Mas, se não há mais pra onde subir, o que resta, então? Descer?!
Como assim? Não, não com o seu poder!!!! Isso não é possível! É inadmissível!
Você desafiará todas as leis e mandamentos! Inclusive a gravidade! Para garantir o sustento das sua posição! Você pode! Você deve! Você tem! Tudo pelo poder!
Senhores, Senhoras: Cuidado com o poder!
Antes que ele “pode” suas inteligências e caráter, seus valores e sonhos!
E, só pra variar, invertendo a ordem natural do pensamento, você já parou pra pensar que o verdadeiro poder talvez seja saber se livrar dele?
Querer é poder! Bem querer é super poder!
Bem querer a si mesmo exige de cada um estabelecer os limites da própria dimensão como ser. Ser profissional, ser humano, ser semelhante!
Estas fronteiras são tênues e é necessária muita sensibilidade para percebê-las e compreender sentido orbital da vida! O exercício do poder vai e volta, num círculo perfeito de sensações e percepções! Humilhe e será humilhado! Violente e será violentado! Oprima e será oprimido! Nada como um dia após o outro...
Todo poder é vago, é simples afago de ego! Este tipo de poder é cego!Sua visão é limitada ao próprio umbigo! Este poder é um falso abrigo, que não protegerá ninguém das cobranças da vida!
Pois é, cuidado com o Pseudopoder!  Ele passa, enquanto sua batata assa, no calor da existência! Volto a citar J.C.: “Bem aventurados os humildes porque possuirão a Terra!”
E do alto da guerra contra si mesmos, os arrogantes arrotarão seu desprezo a toda palavra que possa significar qualquer risco ao seu pseudo poder!

Nenhum comentário:

Postar um comentário