quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Sobre Sampa 03 - Passeio na Sé, Dora em transe e delicioso almoço...

Sábado acordamos com toda disposição com Albirabola pronta pra nos levar até o centro de São Paulo! Passeio surpreendente e maravilhoso!

Primeiro visitamos o Pateo do Colégio, marco zero da capital paulista, onde pudemos conhecer o Museu José de Anchieta, com documentos, plantas e relíquias relacionados ao Jesuíta Poeta e Desbravador... Muito enriquecedor... Lá descobrimos a existência de uma peça chamada Baldaquino, espécie de dossel, sustentado por 4 colunas, usado para oferecer proteção ao ostensório portando o Santíssimo ou um relicário. Simboliza a relação entre o terreno e o celeste, tendo Cristo como peça fundamental desta ligação. Uma peça belíssima! Nossa condutora Albirabola sentiu um certo entojo ao ver o Fêmur de Anchieta exposto numa das salas. Conseguimos umas fotos lindas sob uma enorme cruz no Pateo...

Depois fomos visitar a Sé. A Catedral de Sampa  é surpreendentemente bonita e austera. O  conceito de algumas de suas colunas nos lembrou as da Sagrada Família, em Barcelona. Estava ocorrendo a celebração de uma Missa no momento da nossa visita. Momento muito especial de agradecer a Deus pela viagem e entregar a Ele nossas orações. Uma pena que o entorno esteja bem degradado e tenha se tornado a conhecida "cracolândia"! Mas bem significativo o fato dos mais necessitados encontrarem algum refúgio perto da Catedral Paulista... Nada é em vão...

Depois deste profundo mergulho espiritual, Bia resolveu nos levar a algumas atrações bem comerciais da Capital Bandeirante... Alguém aí já ouviu falar da Torra ou da Daiso? Pergunta pra Tia Zooooomba! Rapaz, se na Torra ela já ficou completamente aparvalhada com as roupas e os preços, fazendo algumas comprinhas que obrigaram Albirabola a enfrentar um fila quilométrica, quando chegamos ao "Maravilhoso mundo do tudo o que voce sempre sonhou mas nunca na vida irá usar", cujo nome é Daiso, a coisa pegou.... Pense numa pessoa hipnotizada, sem saber pra onde olhar, encantada com cada novidade que via.... Esta era Tia Zooooomba! Sem saber se chorava ou se sorria, ela conseguiu realizar a fantástica façanha de encher quatro cestinhas daquelas de mercado, com os mais variados e inimagináveis produtos que encontrou nas mais diversas seções da dita loja. Completamente perdida no tempo, teve que se contentar em correr apressadamente as últimas seções do andar de cima, pois a loja já havia fechado com a a gente dentro... Sua mais heróica façanha, no entanto, foi transformar as quatro cestas em uma, desprezando outras três, responsavelmente deixando para trás o que nenhuma outra pessoa conseguiria... Maravilhosa!!!!

Saímos desta aventura consumiDORA às 16:30, com Wilson faminto e paciente em casa, nos esperando para almoçar. Fomos nos encontrar com ele e nos deliciar no Família Mancini, sem conseguir identificar até agora o que era melhor: o ambiente, a companhia ou a comida servida! Um almoço muito especial, com destaque para o garçom fotógrafo que arrebatou o celular da mão de Will para tirar uma foto dos nubentes de prata que vos escrevem...

Depois duas descobertas maravilhosas... A primeira,: A tese formulada por Tia Dora de que os mendigos de São Paulo só possuem cachorros peludos com pedigree! Destrinchando esta tese com o uso de raciocínio lógico, chegamos à conclusão óbvia de que quanto mais esquálido e languenzo um cachorro em Sampa, mais trilhardário é seu dono!  (Fico pensando na confusão que iria rolar se aquela distinta senhorinha escutasse Tia Dora dizendo que ela era moradora de rua...)

A outra descoberta maravilhosa foi o Beco do Batman e seus artistas maravilhosos...Uma visita completa, conhecendo este recanto resguardado de arte genuinamente urbana a encher os olhos e alegrar o coração.... Muito bom!

Após levarmos Wilson ao plantão, passamos no mercado onde Bia geralmente faz suas compras, onde ela nos mostrou várias "gordices e pechinchas" interessantíssimas e onde renovamos o estoque do maravilhoso suco de laranja Xandô.

Voltamos pra casa e, após a tradicional resenha noturna, o banzo chegou e ficamos assistindo The Voice comendo uma pipoquinha quentinha feita por nossa anfitriã...depois fomos dormir nos preparando para o Domingo em Aparecida...Muitas emoções nos aguardavam...