quarta-feira, 29 de agosto de 2018

O plástico, de herói a vilão...




De uma hora para outra o plástico se transformou no maior dos vilões ambientais!
Como se fosse ele e não a nossa falta de consciência ao utilizá-lo, o causador de tanta poluição.
É verdade que a fauna e o meio ambiente estão sendo prejudicados pelo nosso consumo excessivo e descarte irresponsável!
E concordamos que é preciso reverter este cenário, seja por meio da informação para um posicionamento equilibrado ou pela iniciativa de projetos inovadores que mudem o rumo do que foi feito até hoje  O plástico foi responsável por avanços maravilhosos na história humana!
Imaginar um mundo sem ele no atual estágio de conhecimento é regredir em séculos de pesquisas, descobertas e invenções.
Quantos benefícios o plástico trouxe à humanidade nas mais diversas áreas de  sua aplicação?
Na medicina, por exemplo, quantas vidas humanas já foram salvas por utensílios descartáveis que trouxeram muito mais segurança e higiene, quantas próteses utilizadas para devolver mobilidade e dignidade a milhões de seres humanos? Até órgãos e aparelhos feitos com base plástica têm trazido vida nova a muitos de nossos semelhantes.
Na área de transportes, o conforto das sofisticadas cabines dos aviões ao interior de nossos carros. No lazer, no esporte, na moda, na decoração, quantos animais deixaram de ser abatidos para a fabricação de utensílios em couro, substituídos justamente pelo plástico?
Quantas árvores deixaram de ser derrubadas para a fabricação de móveis que passaram a ser de plástico?
É inegável que o plástico está presente entre nós, trazendo conforto, segurança,
economia e praticidade à vida humana. E por esta razão, deve-se ponderar, cada vez mais, as questões ambientais envolvendo sua má utilização ou descarte inconsequente. Devemos nos perguntar: - Temos feito a nossa parte? Não só em relação ao plástico, mas também ao consumo de energia e água e ao descarte de papel, metal e vidro. Poluição é algo que está relacionado com o comportamento inadequado e a falta de educação ecológica, não somente a um produto específico.
Agora, depois de séculos usufruindo dos benefícios da utilização indevida do plástico, será mesmo justo colocar a responsabilidade de tanta poluição no produto e não no verdadeiro agente poluidor?
 Sem dúvida, já é tempo de repensar sobre nossas atitudes em relação ao planeta.
A poluição não terminará com a extinção de canudos ou sacolas plásticas. O plástico pode ser remodelado, reaproveitado e reciclado. Pela sua importância atual em nossas vidas, ele só não pode ser simplesmente descartado! É tempo de pensar a respeito. Encontrar soluções e mudar atitudes. Como? Nos inspirando em uma das maiores qualidades do próprio plástico: a flexibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário