quinta-feira, 13 de junho de 2013

A melhor parte, a melhor arte!

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo Lucas - Cap 10, vers de 38 a 42

"Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa.Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo a sua palavra. Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se dele, perguntou: "Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude!" Respondeu o Senhor: "Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada".





Se é verdade, como defendem alguns, que se conhece as pessoas pela porta de casa, sempre achei exagerada a diferença estabelecida entre a dita porta de serviços e a porta social.De fato, talvez conhecêssemos melhor uma pessoa se prestássemos mais atenção na sua área de serviços.
Esta reflexão é somente uma constatação de que vivemos um mundo onde se cultuam as aparências. Conheço muitas residências com tudo no lugar, tudo brilhando, um verdadeiro luxo na área social. Mas vai olhar a área de serviço.E aí não dá pra omitir o seguinte questionamento:adianta uma sala cheia de santos, móveis confortáveis, quadros, tapetes, etc, etc, etc, quando a área de serviço não oferece o mínimo de dignidade a quem, diariamente, nos serve?
Não seria este modelo idêntico aos tais sepulcros caiados que Cristo mencionou certa vez? Não seria a área de serviço uma área tão nobre quanto a social?
A associação direta com a passagem de Maria e Marta é inevitável. Quantas vezes não nos perdemos nas coisas menos importantes e deixamos o essencial de lado? As preocupações diárias, as futilidades e tudo o que é supérfluo parecem ganhar cada vez mais espaço em nossas vidas. E aí encarnamos Marta, muitas vezes mais preocupados com aquilo que os outros vão pensar do que com o que, verdadeiramente, é importante para nós. Por outro lado, somente ser servido não me parece ser tampouco um belo exemplo a seguir. Tenho certeza de que não foi isso que Cristo quis nos dizer ao afirmar que maria havia escolhido a melhor parte. O alerta dele foi no sentido da escolha.
A melhor parte,s em dúvida é a arte de discernir o que faz arder nossos corações. 
Orar, meditar, servir, agir...
Fundamental é saber escolher bem, no momento certo e em todos os casos. 
Quantas vezes priorizamos o social em detrimento do servir? O serviço de Marta também é lindo e digno de admiração, porque muitas vezes é um serviço quase anônimo.Alguém já ilustrou muito bem esta passagem, comparando nossa postura com as das irmãs e afirmando que o ideal seria ter o coração de Maria e as mãos de Marta! Equilíbrio!
Aí volto à porta de serviço. A desigualdade entre ela e a porta social não é um reflexo visível do quanto temos priorizado as aparências em nosso dia a dia? Vale a reflexão, ainda mais em tempos de "PEC".

Nenhum comentário:

Postar um comentário