quinta-feira, 7 de junho de 2012

O exemplo do Coiote

Sou da geração Papa-Léguas.
Bem antes de He-man, Thundercats, Bob Esponja e Harry Porter surgirem.
A magia daquela época estava nos inocentes desenhos animados Hanna-Barbera, com suas trilhas sonoras impecáveis, seu humor refinado e, porque não dizer, algumas preciosas mensagens bem positivas.
Entre sessões dos Flintstones, Pantera Cor-de-Rosa, Shazzam, O Vale dos Dinossauros, A Formiga e o Tamanduá, Bom-Bom e Mau-Mau, Scoobby-Doo, Os Cavaleiros da Arábia, O Inspetor, O Pica-Pau, Tom e Jerry, Moby Dick, Sansão e Golias, os Herculóides, A Corrida maluca, A Esquadrilha Abutre, Os apuros de Penélope, O Lobo e Carneirinho e Mike Tor, uma geração inteira aguardava, ansiosa, o dia em que o coiote encerraria a odisséia de frustrações e capturaria o Papa-Léguas...
Aquele Bip-bip do veloz avestruz, para o qual torciamos desesperada e invariavelmente, se repetia como um hino vitorioso sobre as tentativas e fracassos do seu pseudo algoz, o Coiote! Pobre personagem!
Seus planos fabulosos, suas ferramentas originais, seu investimento em alta tecnologia, seus cálculos, seus esforços hercúleos sempre acabavam no fundo do abismo, enterrados sobre toneladas de pedra e pó!
Com certo saudosismo daqueles dias, a vida apurou minha visão para perceber naquele caçador uma bela variedade de bons exemplos para uma conduta pessoal e profissional.
O Coiote é a personificação da perseverança! Dia após dia, fracasso após fracasso, tentativa após tentativa, ali estava ele, motivado, renovado, esperançoso, pronto e decidido a alcançar seu objetivo, por mais impossível que aquilo parecesse aos milhares de telespectadores da época! Mas o Coiote não se abatia! Ao contrário, ele ressurgia! Cada vez mais brilhante, mais esperto, mais evoluído! Depois de cada queda, da aparência maltrapilha e aniquilada, ele aparecia otimista, vibrante, confiante no próprio sucesso e, subliminarmente, nos passava uma lição: desistir jamais!
Transportando tudo isso para nossos dias, vejo profissionais "Papa-Léguas" em todos os mercados. Utilizam de suas qualidades, seus méritos, seus conhecimentos, suas vantagens, às vezes até de algumas trapaças, para nunca serem alcançados pelos coiotes...São os reis do pedaço! Os protagonistas, sempre protegidos e amparados pelas circunstâncias! Avestruzes do sucesso, dignos de respeito e admiração, seguem sem sustos nas intermináveis e monótonas linhas retas de suas carreiras... Alguns "Papa-Léguas", não tão dignos, usam sua esperteza e vantagens para agigantar e multiplicar as diferenças sociais. E haja diferença... Estes, de avestruzes, só deveriam ter o hábito de esconder seus rostos no primeiro buraco que encontrassem... Estes, sem pena, depenam a sociedade.
Ok, não vou entrar nesta polêmica...Mas fico pensando no exemplo e na dedicação do Coiote! Este sim talvez seja o verdadeiro herói da história!
Porque é o Coiote que tem que correr atrás do sustento, dia após dia. É ele que tem que ser criativo! É ele que nos sugere a importância do planejamento! É ele que tem que encontrar força diante da adversidade! É ele que tem que buscar motivação! É ele que tem que acreditar e lutar! Correr atrás e persistir! Saber perder e se renovar! E, incansavelmente, continuar! É o Coiote que nos ensina a cair e a levantar! Tudo e todos conta ele. O vento, o tempo, o Papa-Léguas, a torcida, o desenhista e até o criador! Nada de sucesso fácil, sua missão é perseverar, é ser exemplo! Se alimente disso, Coiote! Deste suor diário retire seu viço pra continuar a desafiar o mundo!
Que belo exemplo!
O caçador que virou caça da vida, não se abate diante do azar, diante do erro, diante da trapaça, diante do cansaço. Ao contrário, ele chama a vida pro abraço e começa a dançar! Tira leite de pedra, encontra água no deserto, vive de sonho, porque sabe sonhar!
Vida não é desenho animado, mas seria um pecado não reconhecer este "achado" que é o Exemplo do Coiote! Que ele sirva de inspiração a cada trabalhor honesto, a cada pessoa comprometida, a cada cidadão ético, para que nunca se desista!
Olhemos nós para a vida, como o Coiote para o Avestruz! Por mais que a vida esteja a léguas de distância, sempre caberá a nós correr atrás daquilo em que acreditamos, daquilo que queremos!
Talvez nossa realidade fique muito mais animada, se soubermos aprender, com este exemplo, a ter orgulho de ser Coiote!
Por enquanto é só, pessoal!




Nenhum comentário:

Postar um comentário