segunda-feira, 5 de abril de 2010

A mensagem de Emaús



Jesus Cristo!
Uma vida que marcou a história...
Ninguém é indiferente ao seu nome.
Há os que o enxergam como Deus feito homem e os que o consideram um homem transformado em Deus pelos homens.
Há os que crêem nele como o filho de Deus e os que acreditam que ele foi somente mais um filho de Deus.
Mas até para os mais descrentes, Jesus é admirado como ser humano, pelos valores que trouxe ao mundo e pela coragem de dar a sua vida por eles.
Milhares de exemplos se seguiram nestes 2000 anos.
Alguns inspirados em seus ensinamentos, outros motivados por suas próprias causas e crenças pessoais.
Na Páscoa, ao relembrarmos os últimos dias de Jesus na Terra, além dos rituais do Lava-pés, da Instituição da Eucaristia, da paixão, morte e ressurreição, além do sepúlcro vazio, da incredulidade de Tomé, do medo dos discípulos, uma passagem me chama, de maneira muito pessoal, a atenção: o encontro de Jesus com os discípulos de Emaús. Muito menos pelo aspecto divino, mas pela incrível capacidade demonstrada por Cristo de realizar, com coerência e fidelidade, o que dizia.
Um pequeno resumo dos fatos: Dois discípulos caminhavam de jerusalem até Emaús, um lugarejo próximo. Como era de se esperar comentavam os acontecimentos da Páscoa. Eis que surge um andarilho entre eles, desconhecendo o ocorrido. Depois de lhes relatarem a forma como Jesus havia morrido, passaram a escutar do viajante uma brilhante associação dos fatos com as predições das antigas escrituras.
Ao chegarem à sua casa, como o desconhecido fizesse menção de continuar o caminho, insistiram para que ceasse com eles, pois estavam maravilhados com seu conhecimento.
Ao se sentarem na mesa, o desconhecido pegou o pão e o partiu e, neste gesto, eles reconheceram Jesus. Ele então desapareceu diante de seus olhos e eles, ainda mais maravilhados, correram de volta a Jerusalém para contar aos apóstolos o que tinham vivido.
Nesta pequena passagem há uma série de aprendizados à nossa disposição.
Primeiro: ao aparecer para dois discípulos, Jesus cumpre a promessa que fez:"onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, ali estarei entre eles"!
Segundo: Ele aparece a pessoas que estavam a caminho, não a pessoas que estavam paradas. Mais uma vez, o "andarilho" da fé se mantém coerente e mostra que veio ao mundo para que as pessoas se mexam: "Siga-me" é o seu chamado constante.
Terceiro: Embora presente entre eles desde a saída de Jerusalem, Jesus só se revela através do pão, no gesto de repartí-lo e, mais uma vez, traz coerência entre discurso e ação. "Isto é o meu corpo, façam isto em memória de mim!"
Neste encontro de Emaús, Jesus vive intensamente o que pregou, trazendo ainda mais luz, coerência e força aos seus ensinamentos...
Uma grande mensagem para a igreja de hoje, uma instituição repleta de incoerência e hipocrisia entre o que prega e como age. Uma instituição muito parecida com aquela praticada pelos "vendilhões do templo", pela "raça de víboras", pelos "sepúlcros caiados", aos quais Jesus se dirigiu com tanta indignação, com tanta intensidade.
Fica a reflexão de um leigo, apaixonado por Cristo e pela sua humanidade que gostaria muito de reconhecer hoje, no Papa, nos bispos e em muitos padres, traços da coerência de Jesus. Emaús está aí... Uma grande oportunidade de aprender, mais uma vez, com o Cristo!

Um comentário:

  1. Bela mensagem de amor de Cristo para a humanidade..............

    ResponderExcluir