sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Um ano para lembrar e agradecer



Muito já se falou sobre 2020. As observações e olhares sempre muito críticos ou repulsivos em relação a ele…
- “Um ano difícil!”
- “Um ano pra tirar do calendário!”
Será mesmo? Será que não podemos oferecer algum acolhimento a um ano que tanto nos ensinou e serviu?!
Afinal, que ano antes deste nos mostrou tanto o valor de um abraço? Ou expôs com tanta maestria nossas incoerências, hipocrisias e inconsequências?
Que ano nos falou tão francamente sobre como temos experimentado a vida de forma tão errada e egoísta?
E, ao mesmo tempo, fez com que resgatássemos valores que pareciam esquecidos nas últimas décadas…
Que ano antes deste nos sinalizou com tanta intensidade sobre a necessidade do encontro? E apontou tão visceralmente sobre a importância da despedida…
É, sem dúvida nenhuma, 2020 foi um ano especial, sim, em vários sentidos…
Um ano de paradoxos, de diferenças e de profunda e dolorosa igualdade frente a impotência relacionada ao COVID…
Vivemos um ano de desafios e conquistas, surras e afagos, descobertas e revisões, receios e superações, racionalidade e emoções…
Mas, sobretudo, vivemos um ano de fé!
Dia após dia, semana após semana, mês após mês, fomos desafiados a seguir em frente, com a certeza de que, ao fazermos nossa parte, por menor que ela fosse, estaríamos contribuindo para levar esperança e segurança às pessoas em torno de nós, abrindo novas perspectivas em nossos próprios corações…
Um ano de fé em Deus, fé em nós mesmos, fé no mais próximo! Na interdependência, na interconfiança, experimentamos a partilha do que há de mais humano e mais sagrado em nós!
Este foi um ano para ver, sentir compaixão e cuidar do outro…Ser o bom samaritano do mais necessitado de uma palavra de encorajamento, um gesto de carinho, uma atitude de atenção!
Este ano nos trouxe a oportunidade de ver, em cada pessoa, o melhor e o pior que também existe em nós.. A nobreza e a pobreza diante do desconhecido...
2020 foi um ano de profundo Amor e extrema perseverança!!! Como não enxergar a face de Cristo também neste ano que chegou até nós como um maldito, como um excluído, com suas feridas e mazelas, com sua doença e seu cheiro de morte…
Como não acolhê-lo como um moribundo prestes a morrer, neste final de Dezembro, oferecendo-lhe atenção e, intimamente, agradecendo, pela oportunidade de crescer, apesar de tudo?
2020 está dizendo adeus…
Mas se despede nos deixando como herança um enorme aprendizado e uma enorme esperança…
Não se trata da vacina, somente… Ou da perspectiva de nos livrarmos deste vírus de uma vez por todas…
A esperança maior é de que tenhamos absorvido as lições que ele nos trouxe e as coloquemos em prática… Que tão cedo não nos esqueçamos do valor do abraço, da união, do entendimento, do pensar coletivo, da gratidão por estarmos vivos e podermos, em nossa pequenez, fazer alguma diferença!
Que 2021 nos traga novos ares e quando passar este tempo de máscaras e distanciamento, deixemos cair também as máscaras que escondem o melhor em nós. As máscaras do orgulho, da inveja, da intolerância, da ganância, da ambição e do egoísmo!
E que este novo tempo nos aproxime do Divino e de nós mesmos, nos fazendo dignos merecedores do milagre de estar vivos.
Obrigado 2020! Chegue em paz 2021!
- “Um ano para esquecer”…

Nenhum comentário:

Postar um comentário