quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Gestos humanos, canções divinas!






"Canções Divinas" é, sem dúvida, uma inspiração, um sopro de Deus num tempo de seca nas relações humanas. Um louvor à santidade, através de hinos dedicados aos santos mais populares no nordeste brasileiro. Targino Gondim resgata, com esta iniciativa, a luminosa e intensa fé sertaneja, através de canções que dizem tanto da força e da coragem do nosso povo.
Com uma seleção primorosa de verdadeiros hinos religiosos, Targino vai revelando o acreditar sereno deste povo que lida com o sofrimento, comungando da aceitação serena do Cordeiro diante da paixão!
E como bem disse Jota Veloso, "um povo que ainda consegue lidar com tanto sofrimento e exploração, tendo como característica principal de sua religiosidade, uma fé festiva".
Na homenagem e dedicatória à própria mãe, Gondim resgata também o respeito, o reconhecimento e a admiração àquelas que, geralmente, nos iniciam e nos inspiram nos caminhos da fé!
Como nas Bodas de Cana, nos confessa que foi a insistência de sua mãe que lhe fez abraçar de uma vez este projeto que já habitava seu coração desde 2008. Uma homenagem sincera, leve e verdadeira à família, ao lar, àqueles que se mantém unidos apesar de tudo. Ao iniciar seu show com este significativo gesto, ele nos reporta ao belíssimo costume nordestino de pedir a bênção aos pais e avós, ritual doméstico que, infelizmente, anda em desuso em nossos tempos corridos.
Como diz o Papa Francisco:"Uma bênção de Deu cria um escudo de luz na pessoa que você está abençoando. É a conexão divina! Daí a importância de abençoar sempre com amor!"
Aliás, a canção em homenagem ao Papa Francisco, composta pelo próprio Targino em parceria com Wilson Duarte, não deixa de ser um convite a este revisitar dos valores e do Amor Cristão tão bem representados pelo pontificado misericordioso e inclusivo do "Papa Chico".
Numa autêntica Romaria musical, a platéia segue embalada pelo ritmo alegre e contagiante de sua banda,"reacendendo a fé quase adormecida", louvando a Franciscos, Antônios, Marias, Claras, Conceições, até chegar no querido São João, tão identificado com o nordeste do Brasil!
Assim, de forma despretensiosa e transparente, Targino vai transformando fãs e expectadores em romeiros e peregrinos do seu próprio compromisso de evangelização...Parafraseando Gondim e Veloso, "a luz desceu do céu, clareando o encanto, vivem, vivem nossos santos"!!!
A Mané e a todos que idealizaram e transformaram em realidade este verdadeiro espetáculo de simplicidade e fé, nossa gratidão! Numa noite aonde a generosidade, o amor ao próximo, a doação, a entrega, a alegria e a comunhão de objetivos foi capaz de tocar o coração de cada um dos presentes,
iniciando de forma admirável a construção do Centro Comunitário Monsenhor José Hamilton, que cada um de nós, envolvido neste projeto de promoção humana e inclusão social, nunca se esqueça de "consolar mais que ser consolado, compreender mais que ser compreendido, amar mais que ser amado..."
Quem esteve presente pôde sentir na pele o quanto se recebe ao doar um pouco de si mesmo:
Uma noite onde a graça divina da justiça e da concórdia foram celebradas e aclamadas de pé e de coração!
Que "Canções Divinas" continue a representar fielmente nossa fé e que Targino seja abençoado pelo compromisso de se tornar serviço, pela voz!
Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário